29 abril 2012

Desemprego afectivo

Há muitas crianças de mão estendida nos cruzamentos e nas ruas da cidade de Maputo. Como há muitos adultos fazendo o mesmo. Como há muitas jovens prostituindo-se. E deficientes mentais. O que significa isso? Por hipótese significa que há uma fractura familiar generalizada e sempre progredindo, que as famílias têm crescentes dificuldades de sobrevivência. Essa fractura tem a ver com uma fractura social global decorrente do modo de produção da vida que temos. Decorrente dessa fractura surge o que chamarei desemprego afectivo. O que significa isso? Significa que muitas pessoas perderam o lugar e a segurança no amor, no respeito e na disponibilidade para compreensão e ajuda. Sem dúvida que é sensato pensar-se em campanhas de sensibilização tendentes a reverter semelhante estado de coisas. Mas enquanto não houver uma reflexão profunda sobre o nosso modo de produção de vida, essas campanhas terão, apenas, o efeito precário das aspirinas. Finalmente: recorde aqui.

3 comentários:

nachingweya disse...

Nos nossos fixismos não nos ocorre que os meninos de rua, tal como os de casa, crescem todos os dias criando, todos os dias, novas necessidades sociais. Para nós o menino de rua é aquele petiz de mais ou menos 60 cm de altura, despenteado e expedito que passamos a ver a partir da década de 80 quando o nosso filho tinha apenas um ano. Não tem identidade, tem apenas o seu aspecto. O nosso filho já vai a caminho dos trinta, é quase ministeriável mas na nossa ciência o menino de rua continua com cerca de 60 cm de altura, despenteado e expedito.

Salvador Langa disse...

Caro Prof quantos estão realmente preocupados com esse "desemprego" fora dos discursos de jornais e seminários?

ricardo disse...

A uns anos atras, em Nampula, a edilidade local proibiu o ofertorio de esmolas aos mendigos. Em contrapartida, estabeleceu locais onde as almas caridosas poderia canalizar suas esmolas, sendo os pedintes informados que la deveriam ir todas as sextas-feiras...o sistema funcionou uma duas ou tres semanas. Logo entao foi abandonado, porque se verificou que alguns dos "pobres" eram pessoas com emprego remunerado...Contudo, foi uma ideia, que quanto a mim deveria ser estudada com mais atencao. Pois tambem nao e agradavel ser literalmente "assaltado" por pedintes a cada esquina da cidade, quando muitos deles so ali estao para comprar uma "dose" de estupefacientes.